23 fevereiro, 2014

XVI Seminário sobre a Economia Mineira

XVI Seminário sobre a Economia Mineira
16 a 20 de setembro de 2014 - Diamantina-MG


Em 2014, além de textos que tenham Minas Gerais como foco, receberemos submissões de trabalhos que abordem temas nacionais ou outros recortes espaciais. Eles devem consistir de textos completos, destinados à apresentação em sessões temáticas ou, eventualmente, na forma de poster.

1. História Econômica e Demografia Histórica
Estimula-se a submissão de trabalhos sobre sistemas escravistas, família e cotidiano nos séculos XVIII e XIX, urbanização e comércio no século XIX, indústria e processo de trabalho nos séculos XIX e XX, a formação do espaço econômico, dinâmica demográfica do século XIX ao início do século XX, pensamento econômico e social, entre outros temas.

2. Economia
Estimula-se a submissão de trabalhos sobre inovação e desenvolvimento, infra-estrutura e financiamento do desenvolvimento, características urbanas e regionais do desenvolvimento, trabalho, educação e saúde, pobreza e desigualdade, finanças públicas, agricultura, indústria e serviços, entre outros temas.

3. Demografia
Estimula-se a submissão de trabalhos sobre migração interna, migração internacional, comportamento reprodutivo, mortalidade, população e saúde, entre outros temas.

4. Políticas Públicas
Estimula-se a submissão de trabalhos sobre avaliação de políticas públicas, população e políticas públicas, políticas territoriais, políticas públicas e desenvolvimento, entre outros temas.

A data-limite para submissão de trabalhos é 22 de abril de 2014. Para as cópias impressas, que deverão ser enviadas pelo correio, será considerada a data de postagem (não serão consideradas cópias enviadas por e-mail).


.

Demografo da UFRN ganha prêmio pela pesquisa sobre a expectativa de vida saudavel

Envelhecer com qualidade de vida deixou de ser preocupação de quem está próximo de ingressar na chamada idade madura e dos especialistas envolvidos na discussão sobre a fragilidade do sistema de previdência num Brasil que vê cair a taxa de fecundidade. Gerações mais novas têm demonstrado a percepção de que qualquer ganho em qualidade de vida na idade avançada depende da busca de um estilo saudável de viver, associada à mudança de cultura e hábitos. Atento a esse comportamento que contagia a própria população idosa, o pesquisador Marcos Roberto Gonzaga pôs todo o conhecimento como estatístico, com mestrado e doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na elaboração de uma desafiadora fórmula de cálculo capaz de estimar a expectativa de vida saudável dos brasileiros.

Conceito central da tarefa que ele abraçou, a expectativa de vida saudável indica o tempo médio adicional que as pessoas esperam viver com boa saúde e em plenas condições de realizar as atividades do dia a dia. Marcos Gonzaga, que é professor adjunto do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais da UFRN, conta que, além do interesse pelo tema da saúde da população idosa, procurou desenvolver metodologia alternativa aos bancos de dados de pesquisas existentes no país. Não é novidade que a população brasileira está envelhecendo, realidade que já tem sido desvendada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: Estado de Minas, 23/02/2014


.

21 fevereiro, 2014

Começa hoje o Seminário “População e Desenvolvimento na Agenda do Cairo: balanço e desafios”

Igualdade de gênero, direitos sexuais, direitos reprodutivos, a relação entre população e desenvolvimento, e o Programa de Ação do Cairo e seus compromissos estão entre os temas estratégicos que serão discutidos.

A abertura do evento contará com a participação do ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Neri, e do presidente da CNPD, Ricardo Paes de Barros.

Os ministros Luiz Alberto Figueiredo, das Relações Exteriores; Arthur Chioro, da Saúde; Mirian Belchior, do Planejamento; Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres; Luiza Bairros, da Secretaria de Igualdade Racial; e o representante do Fundo das Nações Unidas para População, Harold Robinson, também estão entre os convidados.

A atuação da CNPD tem se destacado na organização e no debate de temas considerados prioritários na agenda de população e desenvolvimento, além de prestar apoio às missões brasileiras em conferências e eventos internacionais e regionais relacionados à agenda do Cairo.

Fonte: Secretaria de Assuntos Estrategicos, 17/02/2014


.

20 fevereiro, 2014

Brasil e ONU lançam ‘Manual de Práticas de Igualdade de Gênero e Raça no Trabalho’

Ações em prol de um ambiente de trabalho livre do sexismo e do racismo têm destaque no Manual de Práticas de Igualdade da 4ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. O lançamento aconteceu nesta terça-feira (18).

O programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma iniciativa do governo federal com o apoio da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

As boas práticas contidas no manual integram a seleção publicada de ações de cada uma das 57 entidades que obtiveram o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça.

Atualmente na sua 5ª edição, o programa premia com o selo as organizações que incentivam a autonomia econômica e a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho, considerando a diversidade de raça e etnia.

Fonte: ONU Brasil, 20/02/2014


.

14 fevereiro, 2014

4 million Euros for New Demography Programme on Fertility

The role of education and environment in changing the fertility decisions and behaviour of women in developing countries will form the basis of a new Demography Research Programme to be undertaken by the Oxford Institute of Population Ageing, funded by the European Foundation LSRP. The Programme grant will fund new posts in demography, and establish new international collaborations.

Fonte: Oxford Institute for Population Ageing, 07/02/2013


.