30 novembro, 2015

Artigo | "Demografia e ciência: reflexões epistemológicas sobre a ciência das populações"

Demografia e ciência: reflexões epistemológicas sobre a ciência das populações

Ricardo Ojima
Sociólogo e Demógrafo. Professor do Programa de Pós-graduação em Demografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Depto de Demografia e Ciências Atuariais (DDCA).

Resumo: O objetivo do trabalho é realizar uma discussão epistemológica do campo científico da demografia, explicitando e comparando o seu percurso intelectual dentro do contexto latino-americano. A necessidade de um debate circunstanciado sobre o que desde já anuncia-se como a ciência demográfica é prioritária para a definição dos limites e fronteiras do conhecimento específico que esta área enseja. A identidade científica da demografia esbarra na sua virtude interdisciplinar e, em novo contexto político, descaracterizado de marcas ideológicas claras, torna-se uma necessidade repensar seus fundamentos no sentido de um avanço paradigmático. Enfim, sendo uma ciência ainda jovem, a demografia ainda está por se consolidar enquanto uma ciência autônoma nos contextos institucionais, mas tem logrado sucesso em diversos contextos e superado diversos desafios.

Versão revisada e ampliada do trabalho originalmente apresentado no V Encontro Latino-americano de População (ALAP).

Como citar:
OJIMA, R. Demografia e ciência: reflexões epistemológicas sobre a ciência das populações. Natal: Demografia do Nordeste. Mimeo. 2015. Disponível em <http://demografianordeste.blogspot.com.br>. Acesso em: DD/MM/AAAA.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário